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ETwinning: Matemática e Programação - relação com dois sentidos
O sucesso do projeto teve como alicerces a cooperação entre as diversas disciplinas do currículo da turma e a colaboração com outras escolas. Os professores do Conselho de Turma: Benilde Fidalgo (Português), Rita Moreira (Inglês), Ana Tavares (Matemática), Sandra Lourenço (CIAAS), Lina Ferreira (Redes) e os docentes Paulo Jorge (Grupo de Informática) e José Pedro Fernandes (Grupo de Educação Física) deram um apoio relevante a esta iniciativa, sempre que solicitados, ao nível do tratamento de textos, imagens e disponibilização da turma para as reuniões online. O Projeto eTwinning teve, também, a colaboração de turmas pertencentes ao Agrupamento de Escolas do Fundão, Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes (Olhão), Agrupamento de Escolas de Vilela (Paredes), Zespół Szkół nr 6 w Tychach (Tychy, Polónia) e Büyükmandıra Anadolu Lisesi (Babaeski, Turquia). No entanto, a diferença de fuso horário (escola da Turquia) e o horário escolar das disciplinas envolvidas não permitiu o contacto com mais frequência entre todos, situação que se lamenta. O projeto tinha como objetivos proporcionar, aos alunos, experiências e práticas de aprendizagem direcionadas para o desenvolvimento de competências específicas nas áreas da Matemática e Programação. Além do contacto com outras realidades, pretendeu-se com esta iniciativa, melhorar a aquisição de aptidões relacionadas com a resolução de problemas reais, a criatividade, a comunicação e o trabalho em equipa. Esta dinâmica facultou uma aprendizagem, da Matemática e da Programação, mais lúdica, associada à socialização e colaboração entre alunos, e evidenciando a forte conexão existente entre estas duas áreas do saber.
A professora Anabela Rocha |
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Semana do Arco-íris
Começou com o DIA LARANJA - 2ªFeira
DIA AZUL - 3ªFeira
Semana da Educação Artística da UNESCO
Atividades desenvolvidas nas aulas de Expressão Plástica, das AEC, pela Professora Graça Morão.
Colaboração com o Projeto das Escolas Associadas da UNESCO
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Alunos do 12º Ano da ESFHP na UBI
Olimpíadas de Ciências de 2º ciclo 20/21
Resultados da atividade do PAA do AEFHP - Olimpíadas de Ciências de 2º ciclo 20/21. | ||
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5ºAno | Ver resultados... |
6ºAno | Ver resultados... |
GeoEx - Mobilidade online
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Geo Explorers é um projeto Erasmus + Educação e Formação financiado para proporcionar o desenvolvimento de competências e "saberes" nos jovens. Na semana de 17 a 21 de maio, decorreu, na Escola Frei Heitor Pinto, uma mobilidade online para dar cumprimento ao projeto GeoExplorers. Participaram nesta atividade jovens da Grécia, Roménia, República Checa, Finlândia e Portugal. O tema foram os fósseis.
Os alunos trabalharam em grupo, na pesquisa e na realização de questionários. Foi notável o empenho e envolvimento de todos os participantes que, apesar de estarem online, sentiram a empatia e a energia que marca este tipo de projetos.
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Divulgação de trabalhos - 25 de Abril
Os alunos do 8ºCF e 7ºAF, desenvolveram alguns cartazes alusivos ao tema:
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ESCOLA E FAMÍLIA EM TEMPOS DE PANDEMIA
SEMANA DA SEGURANÇA INFANTIL NA BEIRA INTERIOR - Instituições de Ensino da Covilhã
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A APSI - Associação para a Promoção da Segurança Infantil está a organizar um projeto apoiado pelo Fundo para a Promoção dos Direitos dos Consumidores (DGC), intitulado "Semana da Segurança Infantil na Beira Interior", a dinamizar de 25 a 30 de maio de 2021 na Covilhã e na Guarda. A APSI propõe-se desenvolver diversas atividades ao longo destes dias, de acordo com o cronograma, com o objetivo de aumentar o conhecimento, alargar competências e capacitar profissionais, famílias e crianças para a promoção da segurança infantil.
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Este projeto, cujo programa (ver programa), promoverá o debate sobre segurança infantil na Beira Interior, região onde devido à inexistência de serviços locais de apoio ao consumidor, os cidadãos não têm as mesmas oportunidades de informação, formação e aconselhamento especializado na área da segurança infantil.
Na realidade, em Portugal, os acidentes continuam a ser a maior causa de morte e incapacidade temporária ou permanente em crianças e jovens, sabendo-se que 80% das consequências, por vezes muito graves, podem ser evitadas, se forem implementadas medidas de reconhecida eficácia na sua prevenção. Este projeto, foi anteriormente realizado nos Açores (S. Miguel e Terceira), em maio de 2015 e no Alentejo (Évora e Portalegre), em outubro de 2019 com grande sucesso e uma avaliação muito positiva por parte de todos os envolvidos. Este ano, devido à Pandemia Covid-19, o projeto sofreu algumas alterações, pelo que os eventos serão dinamizados em formato online, gratuitos e de inscrição obrigatória, como habitualmente. Apenas os Centros de Verificação de Cadeirinhas nos automóveis das famílias se realizarão presencialmente. Assim, vimos solicitar a colaboração de toda a comunidade educativa, nomeadamente nas: - Aulas de Segurança para crianças nas Escolas, ações de sensibilização para alunos do 3º e 4º ano sobre a importâ2021-04-28ncia da correta utilização dos equipamentos de proteção pessoal (cinto de segurança/cadeira/banco elevatório, capacete, braçadeiras, coletes salva-vidas), bem como da adoção de comportamentos seguros na rua e nas atividades de lazer. - Workshops para Profissionais, a todos que se interessam pela área da Segurança Infantil, nomeadamente diretores de instituições (escolas, jardins de infância, creches, centros sociais, casas de acolhimento), professores do ensino básico, educadores de Infância, psicólogos, auxiliares de educação, assistentes operacionais, vigilantes e motoristas de Transporte Coletivo de Crianças; - Workshop para Famílias junto de grávidas, puérperas e familiares de crianças até aos 3 anos. Agradecemos o incentivo para que se inscrevam e não percam esta oportunidade de formação totalmente gratuita; - Convite à comparência das famílias no Centro de Verificação de Cadeirinhas, que se realizará presencialmente, no estacionamento do Centro Comercial Serra Shopping (Covilhã) no sábado, dia 29 de maio e no Continente Modelo (Guarda) no dia 30 maio de 2021.
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FÓRUM «Sinistralidade Rodoviária» e «Violência Interpessoal»
A construção de um mundo mais seguro, justo e saudável é responsabilidade de tod@s. |
Calendarização
- 12 de maio, a partir das 14h30, Mesa Redonda Prevenir a Sinistralidade Rodoviária. Que Papel para os Vários Setores?, seguindo-se uma Feira de Projetos de Prevenção; |
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- 19 de maio, às 16h30, webinar Noite Saudável das Cidades do Centro de Portugal. A história de um projeto de saúde pública e de trabalho em rede (integrado na European Public Health WEEK); |
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- 26 de maio, a partir das 10h30 (todo o dia), várias sessões virtuais dedicadas à prevenção da violência interpessoal e promoção da saúde mental. |
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As sessões são virtuais e serão transmitidas (e gravadas) via plataforma ZOOM e na página de Youtube do projeto «Noite Saudável das Cidades do Centro de Portugal». |
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Para assistir, via zoom, a um ou mais dos eventos, e a fim de receber certificados de presença, pode fazer a inscrição no seguinte link https://docs.google.com/.../1EWjVG1khSP4y5iIUlbTy1Nb.../edit |
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25 de Abril - A opinião dos nossos alunos
O que é para mim o 25 de Abril?
Para mim o 25 de abril ou a revolução dos cravos foi o resultado de uma
opressão constante que conduziu a um movimento militar para destituir o governo ditador. Apesar de ter nascido 29 anos após a revolução, já não sentindo assim os efeitos que restaram da ditadura que assombrou o país durante tantos anos, consigo compreender a sua importância e o que devolveu ao povo português depois de tudo o que foi tirado.
Nádia Cruz Duarte, 12ºA
Pelos conhecimentos adquiridos, ao longo de 17 anos, consegui formular uma opinião acerca do 25 de Abril. Sempre que alguém faz uma referência a este dia, penso imediatamente em um dos diversos nomes pelo qual este ficou conhecido: “A Revolução dos Cravos”. Para além disso, tenho conhecimento que esta é uma data que se encontra intrinsecamente associada à liberdade, a todos os níveis, do povo português e de diversas colónias. O dia 25 de abril de 1974 é um dia que reflete todo o esforço e coragem que o povo português apresentou, ao realizar uma revolução contra um regime ditatorial e opressor, com o intuito de obter os direitos que efetivamente merecia (sendo um deles o direito à liberdade de expressão). Estes direitos, na minha opinião, deveriam estar incondicionalmente presentes na vida do ser humano, não necessitando de se pedir permissão a alguém, neste caso a um regime, para poder usufruir dos mesmos.
Pedro Catalão 12ºA, Nº21
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