Ligações externas

 Câmara Municipal da Covilhã  Moodle
 Direcção Geral de Recursos Humanos da Educação Direcção Regional de Direcção do Centro 
 IAVE  APEE.ESFHP
Sites de Interesse

      

  moodle   

 

 

 

 

 

   

 EXAMES

  2020/2021

Autenticação

Estatística do portal

Ver visitas de Artigos
2566218

Comemoração da Floresta Autóctone

 

   
No dia ensolarado de 14 de janeiro, pela manhã, parecendo primavera, os alunos das turmas do 5º AT, 5º BT, 7º AT e 7ºBT da EB Tortosendo, alternadamente, comemoraram, de forma participativa, a Floresta Autóctone. Após uma espera do dia adequado, este sempre nasceu! De forma segura, os alunos abriram os buracos no solo, colocaram a árvore, voltaram a colocar a terra, regaram e decoraram, protegeram com pedras, em volta, fazendo todo processo de plantação. Todos participaram e nas diferentes atividades. “Por mim, passava o dia todo a fazer isto!”, diziam os alunos mais entusiasmados!

As árvores/arbustos plantados foram castanheiros, Castanea sativa, e azevinhos, Arbutus unedo, e foram oferta da Queiró. Os espaços de plantação foram previamente definidos, de forma a permitir o crescimento, espaçado, das plantas e facilitar o seu sucesso de desenvolvimento. 

 

 

Contribuímos assim para um clima mais ameno, espaço escolar colorido, com biodiversidade e rico em frutos, também! As árvores, para além do oxigénio que nos fornecem, pela fotossíntese, amenizam o clima, tanto pela sombra e barreira ao vento, que fazem, bem como pelo vapor de água que libertam e pelo favorecimento da infiltração da água no solo. São ainda habitat para uma variedade de seres vivos e, finalmente, ainda nos oferecem cor e frutos!

Vamos acompanhar o seu crescimento e proteger o seu desenvolvimento, cuidamos delas, para que elas possam… cuidar de nós também!

Uma escola para aprender a aprender a ser!