|
O Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto faz parte da Rede de Escolas Associadas da UNESCO desde 2016.
O nosso Projeto, “Igualdade na Diversidade”, pretende atuar de forma sistemática no processo de educação em Direitos Humanos visando a construção de uma cultura da Paz, uma vez que vai contribuir para que a escola não seja apenas transmissora de conhecimentos, mas também transmissora de valores morais através de atitudes que mostrem o reconhecimento da pluralidade e da alteridade, o respeito e a valorização da diversidade e a igualdade de oportunidades. Estes objetivos vão ao encontro dos quatro pilares de educação da UNESCO (Delors): «aprender a fazer, a ser, a conhecer e a viver juntos».
Uma educação de qualidade no coração do desenvolvimento.
Desde a sua criação, em 1945, a missão da UNESCO tem sido a de contribuir para a construção da paz, erradicação da pobreza, o desenvolvimento sustentável e o diálogo intercultural, tendo a educação como uma das suas principais atividades para alcançar este objetivo. A UNESCO tem o compromisso de possuir uma visão holística e humanística da educação de qualidade em todo o mundo, o direito à educação, desempenhando um papel de qualidade no desenvolvimento humano, social e económico.
A UNESCO assegura a liderança global e regional na educação a fim de fortalecer os sistemas de ensino em todo o mundo desde a infância até à idade adulta, para responder aos desafios globais, através da educação. Como única agência das Nações Unidas com mandato para trabalhar esta temática, o trabalho da UNESCO e da Rede SEA abrange o desenvolvimento da educação desde o pré-escolar até ao ensino superior, incluindo o ensino técnico e profissional e de formação, e a educação não-formal.
A Rede de Escolas Associadas da UNESCO, criada em 1953 (a mais antiga Rede da UNESCO), com 11.500 estabelecimentos de ensino espalhados em 182 Estados, prossegue de forma ativa o ideário e os princípios estabelecidos no Ato Constitutivo da UNESCO. Devem concentrar-se no “quarto pilar da educação – aprender a viver juntos” tal como definido no relatório Delors.
A Rede das Escolas Associadas da UNESCO trabalha em prol de três (3) grandes áreas:
- Cidadania Global e uma cultura de paz e não violência
- Desenvolvimento Sustentável e estilos de vida sustentáveis
- Aprendizagem intercultural e a valorização da diversidade cultural e do património.
“Para poder dar resposta ao conjunto das suas missões, a educação deve organizar-se à volta de quatro aprendizagens fundamentais que, ao longo de toda a vida, serão dalgum modo para cada indivíduo, os pilares do conhecimento: aprender a conhecer, isto é adquirir os instrumentos da compreensão; aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente; aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas; finalmente aprender a ser, via essencial que integra as três precedentes.”
In Educação – Um Tesouro a Descobrir, Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI
|