Ligações externas

 Câmara Municipal da Covilhã  Moodle
 Direcção Geral de Recursos Humanos da Educação Direcção Regional de Direcção do Centro 
 IAVE  APEE.ESFHP
Sites de Interesse

      

  moodle   

 

 

 

 

 

Autenticação

Estatística do portal

Ver visitas de Artigos
5946387

Projeto Escolas Associadas da UNESCO

 

O Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto faz parte da Rede de Escolas Associadas da UNESCO desde 2016.

O nosso Projeto, “Igualdade na Diversidade”, pretende atuar de forma sistemática no processo de educação em Direitos Humanos visando a construção de uma cultura da Paz, uma vez que vai contribuir para que a escola não seja apenas transmissora de conhecimentos, mas também transmissora de valores morais através de atitudes que mostrem o reconhecimento da pluralidade e da alteridade, o respeito e a valorização da diversidade e a igualdade de oportunidades. Estes objetivos vão ao encontro dos quatro pilares de educação da UNESCO (Delors): «aprender a fazer, a ser, a conhecer e a viver juntos». 

Uma educação de qualidade no coração do desenvolvimento.

Desde a sua criação, em 1945, a missão da UNESCO tem sido a de contribuir para a construção da paz, erradicação da pobreza, o desenvolvimento sustentável e o diálogo intercultural, tendo a educação como uma das suas principais atividades para alcançar este objetivo. A UNESCO tem o compromisso de possuir uma visão holística e humanística da educação de qualidade em todo o mundo, o direito à educação, desempenhando um papel de qualidade no desenvolvimento humano, social e económico.

A UNESCO assegura a liderança global e regional na educação a fim de fortalecer os sistemas de ensino em todo o mundo desde a infância até à idade adulta, para responder aos desafios globais, através da educação. Como única agência das Nações Unidas com mandato para trabalhar esta temática, o trabalho da UNESCO e da Rede SEA abrange o desenvolvimento da educação desde o pré-escolar até ao ensino superior, incluindo o ensino técnico e profissional e de formação, e a educação não-formal.

A Rede de Escolas Associadas da UNESCO, criada em 1953 (a mais antiga Rede da UNESCO), com 11.500 estabelecimentos de ensino espalhados em 182 Estados, prossegue de forma ativa o ideário e os princípios estabelecidos no Ato Constitutivo da UNESCO. Devem concentrar-se no “quarto pilar da educação – aprender a viver juntos” tal como definido no relatório Delors.

A Rede das Escolas Associadas da UNESCO trabalha em prol de três (3) grandes áreas:

  1. Cidadania Global e uma cultura de paz e não violência
  2. Desenvolvimento Sustentável e estilos de vida sustentáveis
  3. Aprendizagem intercultural e a valorização da diversidade cultural e do património.

“Para poder dar resposta ao conjunto das suas missões, a educação deve organizar-se à volta de quatro aprendizagens fundamentais que, ao longo de toda a vida, serão dalgum modo para cada indivíduo, os pilares do conhecimento: aprender a conhecer, isto é adquirir os instrumentos da compreensão; aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente; aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas; finalmente aprender a ser, via essencial que integra as três precedentes.”

In Educação – Um Tesouro a Descobrir, Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI

 
 

Nota de Imprensa

 

 
 
 
 
 

Uma escola para aprender a aprender a ser!