Ligações externas

 Câmara Municipal da Covilhã  Moodle
 Direcção Geral de Recursos Humanos da Educação Direcção Regional de Direcção do Centro 
 IAVE  APEE.ESFHP
Sites de Interesse

      

  moodle   

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PROVAS E EXAMES 
-2021/2022- 

Autenticação

Estatística do portal

Ver visitas de Artigos
3658808

ETwinning: Matemática e Programação - relação com dois sentidos

 

A turma PI4, do 2º ano do curso profissional de Programador de Informática, no âmbito da disciplina de Programação e Sistemas Distribuídos, participou no projeto eTwinning, “Matemática e Programação - relação com dois sentidos”, fundado pela professora Anabela Rocha.

O sucesso do projeto teve como alicerces a cooperação entre as diversas disciplinas do currículo da turma e a colaboração com outras escolas. Os professores do Conselho de Turma: Benilde Fidalgo (Português), Rita Moreira (Inglês), Ana Tavares (Matemática), Sandra Lourenço (CIAAS), Lina Ferreira (Redes) e os docentes Paulo Jorge (Grupo de Informática) e José Pedro Fernandes (Grupo de Educação Física) deram um apoio relevante a esta iniciativa, sempre que solicitados, ao nível do tratamento de textos, imagens e disponibilização da turma para as reuniões online.

Projeto eTwinning teve, também, a colaboração de turmas pertencentes ao Agrupamento de Escolas do Fundão, Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes (Olhão), Agrupamento de Escolas de Vilela (Paredes), Zespół Szkół nr 6 w Tychach (Tychy, Polónia) e Büyükmandıra Anadolu Lisesi (Babaeski, Turquia).  No entanto, a diferença de fuso horário (escola da Turquia) e o horário escolar das disciplinas envolvidas não permitiu o contacto com mais frequência entre todos, situação que se lamenta.

O projeto tinha como objetivos proporcionar, aos alunos, experiências e práticas de aprendizagem direcionadas para o desenvolvimento de competências específicas nas áreas da Matemática e Programação. Além do contacto com outras realidades, pretendeu-se com esta iniciativa, melhorar a aquisição de aptidões relacionadas com a resolução de problemas reais, a criatividade, a comunicação e o trabalho em equipa. Esta dinâmica facultou uma aprendizagem, da Matemática e da Programação, mais lúdica, associada à socialização e colaboração entre alunos, e evidenciando a forte conexão existente entre estas duas áreas do saber.




 “In theory, there is no difference between theory and practice. But, in practice, there is.” – Manfred Eigen

A professora Anabela Rocha

 


 

 

 

Uma escola para aprender a aprender a ser!