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O primeiro dia
Concurso Internacional “Quando o som cria imagens”
Semana Internacional do Som - Unesco
No âmbito do projeto Escolas Associadas da Unesco, o Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto participou no Concurso Internacional “Quando o som cria imagem” com a curta-metragem “O primeiro dia”, criada pela turma BT do 8ºano.
Os alunos foram desafiados a criar e a encenar um enredo a partir das emoções que sentiram ao ouvir a banda sonora do compositor Gabriel Yared. Desta forma, desenvolveram capacidades de compreensão e análise conducentes ao incremento da empatia e do respeito pelos outros em todas as suas diferenças e singularidades.
Nesta competição foram apresentados 171 vídeos, provenientes de 20 países de diferentes continentes, mas apenas 21 foram pré-selecionados pelo Júri para a final. O vídeo enviado pelo nosso Agrupamento foi um dos selecionados.
Este projeto foi desenvolvido nas disciplinas de Físico-Química e de Cidadania e Desenvolvimento com os Professores Sandra Costa e Nuno Santos.
Os alunos do 8°BT e os Professores estão de parabéns pelo empenho e pelo excelente trabalho apresentado.
A Coordenadora do projeto Escolas Associadas da Unesco
Filomena Ferrinho
Pocket Forest
"Eu quero. Eu posso. Eu faço!"
"O programa Mentes Empreendedoras é dirigido aos jovens do ensino secundário que, através de um modelo de formação experiencial, desenvolve nos alunos competências de Liderança, Autonomia e Talento, ativando o seu potencial para gerar impacto na comunidade onde vivem, na sociedade e a sua capacidade de se transformarem e superarem a si mesmos.” (in www.mentesempreendedoras.com)
Integrado nas atividades da turma PI5, do 11º ano do Curso Profissional Programador de Informática, numa parceria entre as Mentes Empreendedoras e o Projeto de Cidadania da turma, os alunos realizaram uma sessão de esclarecimento sobre Segurança na Internet, junto de uma turma do 4º ano do 1º ciclo (MH5), da Escola Montes Hermínios, do Tortosendo, no passado dia 26 de janeiro.
A sessão foi realizada com recurso a uma apresentação no Prezzi, visualização de vídeos e um jogo educativo realizado no Kahoot, mantendo um debate ativo entre todos os intervenientes, sempre que possível. Os alunos do MH5, assim como a respetiva docente a Professora Ângela Amaral, foram bastante colaborativos e mostraram-se muito interessados nos temas abordados.
Esta atividade, sob a orientação de Magda Gonçalves (Programação), Sandra Lourenço (Diretora de Curso), Isabel Petrucci (Diretora de Turma) e Ana Moreira (Mentes Empreendedoras), foi a primeira de três, estando prevista uma para cada período letivo e em escolas diferentes. Apesar de ser relativa ao 1º período teve que ser adiada por contingências relacionadas com o Covid19.
Exposição de robôs 2021/2022
Patente desde o dia 9 de fevereiro na Biblioteca da Escola EB2/3 do Paul, os visitantes podem observar robôs produzidos pelos alunos do 5°AP com materiais recicláveis. O trabalho desenvolvido insere-se no âmbito das atividades da plataforma Ubbu, na disciplina de TIC.
Em breve será revelado o resultado da votação para o melhor robô, está atento.
Dia da Internet Segura
Na EB1 Largo da Feira, no âmbito da disciplina de TICando do Plano de Inovação comemorou-se a 19.ª edição do Dia da Internet Mais Segura, na segunda semana de fevereiro, com o propósito de aumentar a sensibilização para a segurança online das crianças, alertando que estão bastante expostas a riscos nesta rede mundial de comunicação. Com esta abordagem terão maior consciência do impacto das Tecnologias de Informação e Comunicação na sociedade e no dia a dia.
Assim, compreenderão a necessidade de práticas seguras de utilização das ferramentas digitais e de navegação na Internet. Possibilitará também a adoção de comportamentos em conformidade.
Foram dinamizadas atividades com os alunos das turmas do 1º, 2º, 3º e 4º anos, com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar para a utilização da “Internet +Segura”, prevenindo comportamentos de risco.
Quem Ama Protege
Incontornável, nas aulas de Área de Integração nas turmas MEBE3/TAF1/PI4, a referência ao Pacto Climático de Glasgow - COP 26e outros documentos sobre o tema, uma vez que a unidade temática lecionada é: Homem-Natureza - Uma Relação Sustentável.
Espreitando o sítio da ONU ficamos a saber que a: “A COP 26 é a maior cimeira sobre o clima organizada pelas Nações Unidas, contando com cerca de 50.000 participantes tanto em pessoa como virtualmente, dos quais 120 são chefes de Estado e de Governo e os restantes milhares são participantes, milhares de especialistas, ativistas e decisores públicos e jornalistas reunidos fora do plenário principal para acompanhar os acontecimentos”.
Os tempos são de emergência e os objetivos da COP são os seguintes: 1. Assegurar a neutralidade carbónica global até meados do século XXI e manter o aumento da temperatura média abaixo dos 1,5ºC 2. Assegurar a adaptação para proteger comunidades e habitats naturais. 3. Assegurar a mobilização do financiamento, 4. Cooperar para enfrentar os desafios da crise climática.
Da reflexão sobre um cenário de emergência, alarme e extrema preocupação nas aulas de Área de integração em todas as suas vertentes, da necessidade de tomar medidas nasceu a exposição no átrio do corredor que dá acesso à sala de professores – O COLAPSO DA BIODIVERSIDADE/QUEM AMA PRESERVA E PROTEGE.
Nesta exposição podemos conhecer alguns animais e plantas em extinção, devido ao recuo dos seus habitats, causado pelas alterações climáticas, pela necessidade de desflorestação para ceder a espaços agrícolas e empreendimentos habitacionais, à sua captura indiscriminada e sem regras. A taxa atual de extinção das espécies é muito preocupante e tende a acelerar nos próximos anos, numa escala sem precedentes.
Não somos alheios à ideia de que um ecossistema se equilibra na sua diversidade, sendo a sua vitalidade dependente das espécies que os constituem, a extinção de uma espécie leva à extinção de muitas outras. Até quando a espécie humana sobreviverá caso não e mitigue toda esta tendência de extinção? Cada vez mais faz sentido “Consciencializar o ser humano para que ele se sinta como mais um entre os demais seres vivos é vital para que possamos preservar o patrimônio mais precioso que temos no planeta, que é a biodiversidade da qual somos parte.”
Aprendemos na escola a conhecer e a respeitar a natureza, a nossa consciência ambiental também se forma na necessidade de percebermos o tanto que é necessário fazer para salvar o planeta.
Professora: Ana Maria Monteiro
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