Ligações externas

 Câmara Municipal da Covilhã  Moodle
 Direcção Geral de Recursos Humanos da Educação Direcção Regional de Direcção do Centro 
 IAVE  APEE.ESFHP
Sites de Interesse

      

  moodle   

 

 

 

 

 

Autenticação

Estatística do portal

Ver visitas de Artigos
4507486
Sex.
05
Nov.

Exposição

 

Inspirados no visionamento do documentário Extinção, em que David Attenborough, apelidado a voz da natureza, que alerta para o grande perigo da perda da diversidade, os alunos da turma PI4 (Técnico de Programação Informática) na aula de Área de Integração, com a professora Ana Monteiro, conceberam uma exposição/alerta para o risco em que cerca de um milhão de espécies se perderem de forma definitiva nos tempos mais próximos. Ultrapassando, essa extinção, 100 vezes mais o tempo para a sua regeneração natural.

Sendo a principal causa da perda dessas espécies e consequente desequilíbrio nos ecossistemas a pressão humana, pela pesca predatória, destruição de floresta para a agricultura, pastos animais, comércio de madeira, captura de animais selvagens e cada vez mais o impacto nefasto das alterações climáticas.

David Attenborough enumera, neste documentário, os efeitos nocivos desta extinção em massa, como por exemplo a ameaça à polinização pelo desaparecimento de insetos e consequente perda de diversidade de plantas, plantas essas que sustentam a nossa alimentação, vestuários e outras das nossas necessidades.

Filha e neta do Sudan, o último rinoceronte-branco-do-norte macho que morreu em 2018, Najin e Fatu, com 32 e 19 anos, são as “meninas meigas” e últimas rinocerontes da sua espécie no mundo, habitando um santuário no Quénia.

O também chamado naturalista mais famoso do planeta alerta no final do documentário para os perigos do aparecimento de cada vez mais vírus associados a pandemias, pela invasão de habitats de animais que nunca tiveram contacto com o ser humano.

Diz-nos Attenborough “se somos suficientemente fortes para desestabilizar o nosso planeta, também somos suficientemente poderosos para o salvar se trabalharmos Juntos” “Somos os maiores para solucionar os problemas que alguma vez existiram na Terra, e agora percebemos o problema e sabemos como impedir que o número continue a subir e revertê-lo. Precisamos que as emissões de dióxido de carbono reduzam esta década, precisamos de recapturar centenas de milhões de toneladas do ar, precisamos de manter o objetivo de 1,5 graus celsius ao alcance"

Professora Ana Monteiro

 

Uma escola para aprender a aprender a ser!